ONG é criada para tentar reduzir dependência do Bolsa FamÃlia
Um grupo de voluntários de Itabuna decidiu criar uma Organização Não-Governamental que tem como principal objetivo fazer com que pessoas de baixa renda conquistem autonomia e sejam menos dependentes de benefícios como o Bolsa Família, do Governo Federal. A ONG, fundada há 15 anos no bairro Santo Antônio, tem a sigla Gisas (Grupo Integrado de Saúde e Ação Social) e oferece serviços que vão desde cursos e oficinas de artesanato até atendimento médico.
O Gisas começou a funcionar com cursos de artesanato, pedreiro e eletricista, além de uma horta comunitária. Graças ao apoio das empresas Gráfica Mesquita e Conexão Atual, parceiras da ONG, o trabalho se ampliou e hoje há cerca de 60 pessoas matriculadas em cursos diversos, que funcionam às terças, quartas e quintas, no turno da tarde. Todos os serviços prestados pela instituição são gratuitos e sustentados pela ação dos voluntários.
“Hoje temos cursos de produção de flores, bordado, crochê, tricô e culinária, e vamos iniciar as aulas de informática”, lista a técnica em enfermagem Solange Souza de Oliveira (Solange da Saúde), que dirige o trabalho. A qualificação profissional, como ela enfatiza, é o melhor caminho “para que as pessoas ampliem sua renda e dependam menos dos programas de complementação oferecidos pelo governo”. Para Solange, a oportunidade de aprender um ofício eleva a autoestima e conduz ao fortalecimento da cidadania.
Aos sábados, pela manhã, o Gisas oferece atendimento na área de saúde, também graças ao apoio voluntário, nesse caso do médico Roberto Paulo Filho. Além dele, atuam na ONG dois fisioterapeutas e duas técnicas de enfermagem. A diretora estima que sejam atendidas cerca de mil pessoas por mês na instituição.
De acordo com Solange, todos os serviços do Gisas são oferecidos gratuitamente. A instituição funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8h às 12h, na Rua Adelaide Costa e Silva, 64, bairro Santo Antônio. O telefone é (73) 3215-3804.